segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Dr. Morte" cria Crucifixo feito com Cadáveres



Von Hagens se tornou mundialmente famoso pela exposição ‘Body Worlds’(que inclusive já passou pelo Brasil), mas já era conhecido no mundo acadêmico desde 1977 como o responsável pela invenção da polêmica ‘plastinação’ que consiste  na imersão do espécime ou orgão dissecado em acetona para evacuar toda a água do corpo . Posteriormente, leva um banho de polímero de silicone [como silicone de borracha ou o poliéster] e é selado numa câmara em vácuo .


A acetona sai do corpo em forma de gás e é substituída pelo polímero de silicone até ao nível celular mais profundo; O polímero de silicone endurece e assim o espécime é preservado de uma forma perfeita, como se tivesse vida já que consegue manter o relevo original e a identidade celular.O artista usa corpos doados, por isso é conhecido como “Dr. Morte”.

A Novidade agora é que Hagens usou um corpo humano para criar um crucifixo, no que promete ser a mais polêmica obra do artista.


Hagens informou que dedicou seis anos na elaboração desse crucifixo, desde o planejamento. Contou que usou uma árvore do seu quintal para construir a cruz.

O Cristo plastificado será apresentado pela Channel 4, rede britânica inglesas, na programação da Semana Santa. Até agora, não houve protesto de religiosos.

Recentemente ele disse que o seu tempo está se esgotando e por isso cuida de antigos projetos, como o crucifixo. O artista sofre do Mal de Parkinson.

O Crucifixo’ promete, mais uma vez, chocar os mais sensíveis, mas é mesmo essa a intenção do seu autor. Quando questionado acerca do seu último trabalho, Grunther von Hagens afirmou: "O mais importante para mim é ‘mexer’ com a mente e a alma das pessoas"

Vi Aqui e Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário